Atenção: Este post é especialmente destinado a pessoas que gostam de aproveitar a cultura de cada lugar por onde passam. Se, por acaso, você é esse tipo de viajante, continue a leitura até o final para conhecer os principais festivais de Bariloche, sem dúvida as festas mais emblemáticas desse destino que encanta turistas pelas belezas naturais e também por conta da sua agenda cultural.
Festivais de Bariloche
Prepare-se! Porque Bariloche vai muito além das suas famosas pistas de esqui e paisagens de tirar o fôlego. Vamos lá!
1. Festival Nacional de Chocolate: Uma Doce Tradição
Desde o ano de 2012, Bariloche oferece experiência deliciosa para chocólatras e apaixonados por doce: o Festival Nacional de Chocolate. Essa festa simplesmente transformou a cidade na capital argentina do chocolate durante a Páscoa no mês de abril.
As principais ruas da cidade ficam completamente decoradas. Cada esquina tem uma surpresa e o Centro Cívico se torna palco para que os artistas locais recebam os visitantes com ovos de Páscoa gigantes, além de muita música. Outras atrações, para desfrutar com toda a família, são: a Casa do Coelhinho e o Passeio do Chocolate.
O momento mais aguardado é o preparo da barra de chocolate mais longa do mundo. A cada ano, a meta é superar a barra que foi feita na edição anterior, e no final, essa obra-prima comestível é distribuída gratuitamente para o público.
Só de imaginar dá água na boca, não é mesmo?
2. Festival Nacional de Neve: Celebração Glacial
Outro dos grandes festivais de Bariloche acontece quando o inverno cobre a cidade com seu manto branco, porque a cidade inteira celebra o frio com o Festival Nacional de Neve. Este evento histórico, que teve sua primeira edição na década de 70, é uma homenagem à estação mais charmosa do ano e à vida na montanha.
A festividade começa no final de julho com a emocionante descida de tochas, onde esquiadores profissionais descem as pistas de Cerro Catedral ao anoitecer, iluminando a montanha com um espetáculo de luz. O festival também é famoso por seus concursos de escultura na neve, shows ao vivo, e o imperdível Desfile de Lanternas, uma experiência mágica que fascina tanto adultos quanto crianças.
O ápice do evento é a coroação da Rainha Nacional da Neve, seguida de um show de fogos de artifício no céu de Bariloche. Achou pouco? Eles ainda montam a ExpoNeve, uma tenda com cerca de 20 stands, que funciona como uma feira para promover diversos produtos de inverno.
3. Semana Musical Llao Llao: Um Encontro de Ritmos e Paisagens
Este é simplesmente um dos maiores eventos de música clássica da Argentina. Mais sofisticado, a Semana Musical Llao Llao é o festival que reúne alguns dos melhores músicos de câmara do mundo em um dos cenários mais espetaculares de Bariloche, o Hotel Llao Llao.
A música de câmara (um tipo de música erudita) é tradicionalmente composta por um grupo pequeno de instrumentos e vozes destinada a ambientes pequenos.
O festival, que começou em 1999, realiza sua 25ª edição entre os dias 06 e 10 de março e as apresentações são, na verdade, oportunidades de vivenciar a união perfeita entre arte e natureza, porque elas combinam concertos únicos, de artistas de alto nível, com maravilhosos ambientes naturais. (Que chique, hein?!)
4. Bariloche a la Carta: A Melhor Gastronomia Patagônica
Bariloche a la Carta (BALC) é um evento gastronômico que celebra a rica culinária da região. No mês de outubro, durante uma semana, mais de 70 estabelecimentos – entre restaurantes, bares, chocolaterias, cervejarias – se reúnem para oferecer uma experiência culinária única com os produtos regionais.
Além de descobrir novos sabores, você também pode desfrutar de degustações de vinhos; chás e especiarias; até masterclasses com chefs renomados do país.
Para os pequenos, são reservados espetáculos infantis que promovem bons hábitos alimentares, totalmente de graça.
O evento é uma vitrine do melhor que a cidade tem a oferecer em termos de gastronomia, destacando ingredientes locais como trutas, chocolates e frutas silvestres. Bariloche a la Carta é uma verdadeira celebração da comida, da bebida e da cultura local.
E aí, pra qual dos evento acima você iria?
Essa foi só a primeira parte dos principais festivais de Bariloche! Mas clicando aqui você vai poder conferir a segunda parte.
Caso você tenha alguma dúvida sobre a cidade, seus pontos turísticos, ou quiser receber o nosso Manual de Dicas para Bariloche, é só clicar aqui e ser feliz!
Abraços e até a próxima! Nos vemos aqui na Argentina!